Quem Somos

O Instituto A Mulherada é uma entidade de direito privado da sociedade civil sem fins lucrativos do movimento de mulheres negras, fundado em 2001, registrado em Ata de fundação: 16 agosto de 2002 sob o nº 18523 rolo 552 do 2º Cartório de registro Civil das Pessoas Jurídicas 

 

Este ano completa 21 anos de existência, neste caminhar com o objetivo de inclusão das participantes em eventos culturais e no carnaval de Salvador, preservando a cultura afrodescendente, criou a banda percussiva feminina formada por adolescentes de 14 a 17 e por jovens negras.

Nesta trajetória, com o intuito de dar mais visibilidade à luta por igualdade de gênero e respeito à diversidade, vem trabalhando com ações afirmativas, através da arte, educação e cultura.

 

 Em razão da necessidade de proporcionar a inclusão sociocultural e educativa às adolescentes, jovens e mulheres em situação e vulnerabilidade social do Centro Histórico e adjacência, não descansa de sua responsabilidade social e constantemente busca parcerias, voluntariado, apoios financeiros e doações.

 

O ano de 2021, foi marcado pelas restrições causadas pela Pandemia da Covid-19, contudo, a entidade conseguiu realizar atividades presenciais e híbridas, seguindo todos os protocolos recomendados de prevenção à Saúde.

  

Tínhamos apenas programado atividades híbridas ou totalmente online, contudo através de parcerias, foi possível distribuir alimentos não perecíveis, roupas e calçados usados, material de limpeza, de higiene pessoal, absorventes higiênicos fraldas, brinquedos para crianças, adolescentes, jovens e mães solo, ainda realizamos atividades presenciais de atendimento em serviço social com uma equipe de voluntários nas áreas de assistência social, biblioteca e direito, além de rodas de diálogos.

 

Objetivos:

 

• Promover a inclusão social de adolescentes, jovens e mulheres negras em situação de risco social ou conflito familiar;

  • Desenvolver ações afirmativas de empoderamento feminino de adolescentes, jovens e mulheres negras para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, às discriminações sociais, raciais e de gênero;

  • Proporcionar a participação de adolescentes, jovens e mulheres negras em grupos de reflexão com vistas à recuperação e/ou elevação de sua autoestima e ao reconhecimento e exercício de seus direitos;

  • Preservar da cultura de Matriz africana, utilizando a arte, a educação, a cultura afro, a música percussiva como atrativo para dialogar em rodas de diálogos contra abusos e violações de direitos humanos.

Missão:

•          Ampliar e consolidar o atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico às adolescentes, jovens e mulheres negras em situação de violência doméstica e familiar, situação de violência de gênero, situação de vulnerabilidade social, situação de discriminação racial ou LGBTfobia.

 

Visão:

  • Ser referência no cenário nacional em ações socioculturais de combate à violência de gênero, doméstica e familiar, discriminações raciais, contra adolescentes, jovens e mulheres negras.

 

  • Valores: Solidariedade, Sororidade, Honestidade e Prosperidade mútua. 

 

Meta: Ampliar a rede de parceiros, voluntários e financiadores para consolidar projetos, no sentido de proporcionar as adolescentes, jovens e mulheres negras à romperem com o ciclo do silêncio, obtendo apoio gratuito socioassistencial e jurídico.

 

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL:

 

19TH ANNUAL AFRICAN MARKET PLACE & CULTURAL FAIRE - Este evento teve como objetivo promover o desenvolvimento da diáspora Africana e o Instituto A Mulherada, em 2004 participou com a banda de percussionistas à Convite Centro William Grant Still na Cidade de Los Angeles,  EUA.